Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE) foi constituído inicialmente com um núcleo independente e multidisciplinar, congregando docentes dos Departamentos de Biologia, Física, Química e Educação. Foi aprovado pela CAPES em 2001, tendo sido proposto como um mestrado acadêmico, com o intuito de qualificar, a nível de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente, professores em exercício, nas áreas de Ciências (Física, Biologia, Química), Matemática e áreas afins. O nível de doutorado foi aprovado pela CAPES em 2009 e a primeira turma teve início no segundo semestre de 2010.

 

Missão, Objetivos e Valores

O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE (PPGEC), tem por missão formar professores-pesquisadores e desenvolver pesquisas de alta relevância acadêmica e social na área de Ensino em Ciências e Matemática visando elevar a qualidade da educação básica e superior. Sendo assim, seus objetivos são:

  • Oferecer formação científica e desenvolver pesquisas de alta relevância acadêmica e social na área da educação científica e tecnológica, buscando o desenvolvimento de processos de formação de professores e de pesquisadores comprometidos com a melhoria do ensino e da aprendizagem das ciências em diferentes espaços sociais e culturais. 

  • Fundamentar a interface entre as áreas específicas da Biologia, Física, Química e Matemática com a Educação, avançando no sentido de englobar relações interdisciplinares que marcam a face da atualidade das problemáticas no mundo, associadas às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas. 

  •  Consolidar, em bases epistemológicas e metodológicas contemporâneas, seu foco principal no ensino formal em seus diversos níveis e modalidades, bem como avançar na formação crítica de professores e pesquisadores atentos às emergências socioculturais do nosso tempo e ao impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, no ambiente e no indivíduo.

O PPGEC tem por valores: visão crítica de processos sociais que envolvem ciência e tecnologia contemporâneas e seus efeitos na cultura, na sociedade e no ambiente; relevância social das pesquisas acadêmicas no PPGEC; autonomia de pensamento e ação para atuação docente em diferentes contextos culturais e educativos; criatividade para enfrentamento de situações sociais, políticas e educacionais adversas; pensamento complexo, sistêmico e ecológico na elaboração de alternativas, estratégias e práticas inovadoras de problemáticas tradicionais e emergentes do ensino; diálogo intercultural como valor fundamental para o desenvolvimento humano e social; educação ambiental como dimensão intrínseca da educação acadêmica, escolar e comunitária; sustentabilidade socioambiental integrada à compreensão de desenvolvimento social, científico, tecnológico e inovação; solidariedade para o desenvolvimento da área de Ensino de Ciências e Matemática na Região Nordeste.

 

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

O Programa possui atualmente o Conceito 5 da Capes e recebe bolsas de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), além de contar com estudantes bolsistas pós-doutorado.

 

Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado

Portaria de Criação:

  • Reconhecimento - Trienal 2010: Conceito 4

  • Reconhecimento - Trienal 2013: Conceito 4

  • Reconhecimento - Quadrienal 2017: Conceito 5

 

Ensino de Ciências e Matemática – Doutorado


Homologado pelo CNE ( Portaria nº 1045/2010 )

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática tem como área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática

No dia 23 de janeiro de 2008, por meio da portaria n.9 da CAPES, foi criado a GRANDE ÁREA MULTIDISCIPLINAR, dentro dela foram definidas áreas interdisciplinares. Entre essas temos a área de ENSINO. Assim temos na tabela da CAPES:

 

Área de avaliação: ENSINO

  • 90200000 - ENSINO

  • 90201000 - ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

Estrutura Curricular: Mestrado e Doutorado